O olhar de produtores de leite de Minas Gerais a respeito da tecnologia integração lavoura-pecuária-floresta.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BERNARDO, W. F.; CALSAVARA, L. H. F.; MULLER, M. D.; MARTINS, C. E.; ANDRADE, W.; MARTINS, N. de M.

Resumo: Resumo Este estudo visa compreender os fatores que interferem na decisão de produtores de leite a adotarem a prática de integração lavoura-pecuáriafloresta (iLPF), uma tecnologia de forte apelo ambiental e que conta com o apoio de diversas entidades do governo brasileiro. Os entrevistados haviam tido contato com essa tecnologia por meio de palestras, visitas técnicas e dias de campo e, ainda assim, optaram por não empregar a iLPF em suas propriedades. Para isso foram feitas entrevistas com 23 produtores de três mesorregiões de Minas Gerais: Campo das Vertentes, Vale do Rio Doce e Zona da Mata Mineira. Os resultados apontaram que a tecnologia é complexa ao usuário, depende de um cenário favorável de preço de madeira, posse da terra e de boa infraestrutura nos municípios. O estudo também apontou que a adoção da iLPF não ocorre predominantemente na categoria de produtores mais jovens e mais escolarizados.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.