Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro: Sumário Brasileiro de Touros - 2ª avaliação genômica de touros - resultado do teste de progênie - abril 2019.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PANETTO, J. C. do C.; SILVA, M. V. G. B.; VERNEQUE, R. da S.; MACHADO, M. A.; FERNANDES, A. R.; MARTINS, M. F.; REIS, D. R. de L.; ARBEX, W. A.; OLIVEIRA, J. C. de; VENTURA, H. T.; PEREIRA, M. A.

Resumo: O sucesso alcançado pelo Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) é devido a uma forte interação entre instituições, durante 34 anos, que somam esforços em busca do mesmo objetivo. Ao longo desses anos, o PNMGL tem avaliado características associadas à facilidade de ordenha, temperamento, produção de leite e seus componentes (gordura, proteína e sólidos) e, ainda, à conformação corporal das vacas associadas à produção, sanidade e longevidade. As características genéticas do Gir Leiteiro são de grande relevância para a pecuária nacional porque, além de excelente produtividade de leite, oferecem maior tolerância ao calor, doenças e parasitas tropicais. Nesse ano, o PNMGL lança o segundo sumário com avaliação genômica de touros zebuínos leiteiros, pioneiro no mundo. Os valores genéticos dos touros, para produção de leite em até 305 dias e para idade ao primeiro parto, foram estimados com o uso de todas as informações de genealogia e de registros zootécnicos, adicionadas aos genótipos de aproximadamente oito mil animais.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Livros

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.