Regulamento

IDEAS FOR MILK 2016
1º DESAFIO DE STARTUPS PARA O AGRONEGÓCIO DO LEITE

 

CAPÍTULO I - DO EVENTO

O IDEAS FOR MILK 2016 é o primeiro desafio de startups para o agronegócio do leite no Brasil. É realizado por iniciativa da Embrapa, em conjunto com a Litteris Consulting, a Qranio e a Carrusca Innovation. Tem como correalizadoras as seguintes universidades brasileiras: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Universidade Federal de Viçosa - UFV, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, Universidade de São Paulo / São Carlos - USP/São Carlos, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / Universidade de São Paulo - Esalq/USP, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-Minas e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS.

O Ideas for Milk tem como objetivo identificar, dar destaque a empreendedores e colaborar para que suas ideias inovadoras se tornem negócios lucrativos e que solucionem problemas da sociedade. O evento, em linha com a atuação da Embrapa, tem foco na inovação tecnológica para a cadeia produtiva do leite do Brasil.

Os participantes devem se constituir como equipes informais ou startups, que, se forem selecionadas na fase de inscrição, terão a oportunidade de concorrer com outras equipes nas finais local e nacional. O Ideas for Milk é composto de três fases:

  1. a primeira fase, denominada fase de CLASSIFICAÇÃO, é constituída da inscrição das equipes/startups e do detalhamento do projeto de software web, aplicativo mobile e/ou solução de hardware, o que inclui propostas baseadas em internet das coisas (IoT), como sensores. O detalhamento será feito por meio de preenchimento do FORMULÁRIO DE DESCRIÇÃO DA PROPOSTA que será fornecido após a inscrição;
  2. a segunda fase, denominada DESAFIO DAS STARTUPS, será composta de oito finais locais, nas quais apenas as equipes/startups selecionadas dentre as inscritas na primeira fase competirão entre si. O DESAFIO DAS STARTUPS terá como competidoras as equipes/startups inscritas para uma mesma cidade (final local), uma vez que esta fase acontecerá em diferentes cidades;
  3. a terceira fase, denominada SOLUÇÃO PARA O AGRONEGÓCIO DO LEITE, será a final nacional, quando as equipes/startups vencedoras de cada uma das finais locais apresentarão seu projeto para escolha e premiação da melhor proposta de solução. A final nacional será realizada em Brasília.

Para o DESAFIO DAS STARTUPS, a segunda fase, será oferecido às competidoras contato por videoconferência e/ou e-mail com pesquisadores do agronegócio do leite e/ou profissionais de tecnologia para que estes possam atuar como mentores nas áreas do agronegócio no leite e de negócios em tecnologia da informação e comunicação (TIC).

Para a final nacional, será oferecido às competidoras contato por videoconferência, e-mail e contato presencial com pesquisadores do agronegócio do leite e/ou profissionais de tecnologia, para que estes possam atuar como mentores nas áreas do agronegócio no leite e de negócios em TIC.

CAPÍTULO II – DA INSCRIÇÃO E DA COMPETIÇÃO

2.1 – PRIMEIRA FASE: A FASE DE CLASSIFICAÇÃO

As inscrições para o Ideas for Milk são livres de custos e estarão abertas no período de 1º de agosto de 2016 às 23h55 do dia 12 de outubro de 2016, horário de Brasília. A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente no site do evento: www.ideasformilk.com.br.

No ato da inscrição, é necessário definir a cidade sede para a segunda fase, a Final Local, a saber: 

1.    Belo Horizonte – MG;
2.    Juiz de Fora – MG;
3.    Lavras – MG;
4.    Viçosa – MG; 
5.    Campinas – SP;
6.    Piracicaba – SP;
7.    São Carlos – SP;
8.    Porto Alegre – RS.

Poderão participar equipes/startups constituídas por professores, técnicos e alunos das universidades correalizadoras, bem como de quaisquer outras universidades brasileiras. Também serão aceitas inscrições de equipes/startups sem vínculo algum com universidades. Serão aceitas inscrições de equipes/startups residentes em todos os municípios brasileiros. Não serão aceitas inscrições de equipes/startups que tenham entre os membros empregados da Embrapa.

Para a inscrição, o cadastro eletrônico que se encontra no site deverá ser perfeitamente preenchido e, para a sua confirmação, será enviado um e-mail para o(s) representante(s) das equipes/startups informado(s) no ato da inscrição.

Também no e-mail de confirmação, as equipes/startups receberão, por meio de seu(s) representante(s), instruções e o modelo do FORMULÁRIO DE DESCRIÇÃO DA PROPOSTA que deve ser preenchido e retornado à organização do Ideas for Milk, com o upload do formulário na área de inscrição do site.  Será enviado um e-mail para o(s) representante(s) das equipes/startups confirmando o recebimento do formulário e a conclusão da inscrição.

O preenchimento do referido formulário e a sua validação por parte dos realizadores do Ideas for Milk permitirão a participação e, automaticamente, incluirá a equipe/startup entre as competidoras da primeira fase.

Na fase de CLASSIFICAÇÃO as equipes/startups serão julgadas, pelo conteúdo do FORMULÁRIO DE DESCRIÇÃO DA PROPOSTA, por uma comissão avaliadora, composta por representantes das entidades realizadoras e correalizadoras do Ideas for Milk.

O resultado, com as equipes/startups selecionadas na fase de CLASSIFICAÇÃO, será divulgado no site do Ideas for Milk, conforme calendário publicado no próprio site.

Na primeira fase, serão selecionadas até 5 (cinco) equipes/startups vinculadas a cada cidade onde haverá uma final local para participarem da segunda etapa. A cidade da final local deve ser escolhida no momento da inscrição obrigatoriamente.

2.2 – SEGUNDA FASE: O DESAFIO DAS STARTUPS OU FINAIS LOCAIS

Serão consideradas como equipes/startups habilitadas a competir na fase DESAFIO DAS STARTUPS ou finais locais as equipes/startups que forem selecionadas na primeira fase.

Para esta fase, será oferecido às competidoras contato por videoconferência e/ou e-mail com pesquisadores do agronegócio do leite vinculados à Embrapa e/ou profissionais de tecnologia, para que estes possam atuar como mentores nas áreas do agronegócio no leite e negócios em TIC. O contato inicial deve ser feito pela equipe/startup, enviando sua mensagem a um dos mentores divulgados no site do evento, por meio do endereço eletrônico para contato: cnpgl.ideasformilk@embrapa.br.

Para o DESAFIO DAS STARTUPS, cada equipe/startup competidora deverá encaminhar para à organização do Ideas for Milk dois documentos: (a) a APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA, composta das apresentações da startup e da solução proposta e (b) o projeto da solução na forma de um relatório técnico do “produto viável mínimo” ou RELATÓRIO TÉCNICO DO MVP, do original minimum viable product. Os documentos citados serão descritos posteriormente nas seções 2.2.1, 2.2.2 e 2.2.3.

As finais locais serão realizadas nas cidades sedes das universidades correalizadoras do Ideas for Milk. Cada equipe/startup terá 15 (quinze) minutos para apresentar sua proposta para a comissão julgadora da final local. Os representantes da equipe/startup devem se apresentar aos organizadores no local do evento com, no mínimo, 60 (sessenta) minutos de antecedência do seu horário de apresentação.

As datas de realização do DESAFIO DAS STARTUPS podem ser encontradas no calendário publicado no site do evento. Os locais e os horários em cada uma das sedes serão divulgados posteriormente, após a divulgação das equipes/startups selecionadas na primeira fase.

Cada final local deve selecionar, no máximo, 1 (uma) equipe/startup, que será considerada a vencedora do DESAFIO DAS STARTUPS daquela final local. A decisão da comissão julgadora na avaliação, julgamento e pontuação de cada uma das finais locais é única, não cabendo, portanto, qualquer forma de recurso.

As comissões julgadoras de cada final local deve definir, em ordem decrescente de pontuação, a equipe/startup vencedora até aquela que obteve a menor pontuação e, portanto, o último lugar na final local da sede onde competiu.

Somente as equipes/startups vencedoras das finais locais estarão habilitadas a competir na terceira fase, SOLUÇÃO PARA O AGRONEGÓCIO DO LEITE.

2.2.1 – APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA

O documento APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA é composto das apresentações da equipe/startup e da solução proposta e deve conter:

  1. o nome da startup (caso se aplique);
  2. o nome ou título do projeto/solução proposta e a data da elaboração ou do envio;
  3. os nomes dos integrantes da equipe/startup, identificando dois representantes pela proposta e informando, se for o caso, o nome das universidades com as quais os integrantes estão relacionados e qual a relação (aluno, técnico-administrativo, professor etc);
  4. breves informações de como a equipe se formou. Por exemplo, já era uma startup constituída, um grupo de colegas que se reuniram para participar do Ideas for Milk etc;
  5. informações de como o problema foi percebido. Por exemplo, experiência de algum membro da equipe, atendimento ao problema de algum cliente etc;
  6. qual(is) o(s) problema(s) que será(ão) resolvido(s) em qual(is) segmento(s) da cadeia do leite. Os segmentos da cadeia do leite, ou temas, podem ser encontrados no site do Ideas for Milk; justificativa da escolha da solução proposta, sob o ponto de vista técnico. A justificativa deve apresentar o motivo de se ter escolhido uma abordagem e não alguma outra que poderia levar à mesma solução. Por exemplo, qual o motivo da escolha de uma determinada abordagem, técnica ou recurso computacional em detrimento de outras;
  7. qual o público-alvo a ser atendido e qual o tamanho do mercado (número de clientes) a ser atendido. Explicar como o tamanho do mercado ou o número de clientes foi determinado.

2.2.2 – RELATÓRIO TÉCNICO DO PRODUTO VIÁVEL MÍMINO

O documento RELATÓRIO TÉCNICO DO MVP (RTMVP) deve conter informações suficientes para a compreensão da implementação e funcionamento da solução proposta.

Deve ser entendido como produto viável mínimo ou MVP “a versão mais simples de um produto que pode ser lançada com uma quantidade mínima de esforço e tempo de desenvolvimento” (como definido por Eric Ries, em The Lean Startup).

As características principais do MVP devem ser registradas no RTMVP, com foco nos aspectos técnicos, e documentadas nos termos a seguir:

  1. o nome ou título do projeto/solução proposta e a data da elaboração ou do envio;
  2. sua descrição, objetivos e exequibilidade;
  3. sua(s) funcionalidade(s) e benefício(s) proposto(s);
  4. a viabilidade técnica da implementação da solução proposta.

2.2.3 – INFORMAÇÕES COMUNS REFERENTES AOS DOCUMENTOS APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA E RTMVP

Os documentos APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA e RTMVP devem ser elaborados em, no máximo, 6 (seis) páginas em tamanho A4, fonte Arial com corpo tamanho 12 e espaçamento de 1,5 entre as linhas.

O limite de páginas representa a quantidade total para os dois documentos juntos, incluindo, se for o caso, todas as figuras, tabelas, gráficos, bibliografia etc. ou qualquer outro elemento a ser incluído na APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA ou no RTMVP.

Os documentos em questão devem ser encaminhados exclusivamente via site do Ideas for Milk até 3 (três) dias úteis antes da data de realização da primeira final local, conforme calendário publicado no site do evento.

2.3 – TERCEIRA FASE: SOLUÇÃO PARA O AGRONEGÓCIO DO LEITE OU FINAL NACIONAL

A final nacional, chamada de SOLUÇÃO PARA O AGRONEGÓCIO DO LEITE, será realizada em Brasília e os seus competidores serão as equipes/startups vencedoras das finas locais.

Para esta fase, será oferecida, além da mesma forma de mentoria da segunda fase, duas sessões presenciais de, no máximo, 1 (uma) hora, com profissionais indicados pelas empresas realizadoras do Ideas for Milk, que irão atuar como mentores nas áreas de negócios em TIC e do agronegócio no leite. As sessões presenciais serão devidamente agendadas para o dia anterior à data da final nacional, conforme calendário divulgado no site do evento.

Cada equipe/startup terá 10 (dez) minutos para apresentar sua proposta para a comissão julgadora da final nacional. Ao final da apresentação, a critério da comissão avaliadora, poderá ser conduzida uma sessão de perguntas de, no máximo, 20 (vinte) minutos.
No máximo, 2 (dois) representantes de cada startup poderão realizar a apresentação das suas propostas na final nacional. Devem se apresentar aos organizadores no local do evento com, no mínimo, 30 (trinta) minutos de antecedência do seu horário de apresentação.

O local e os horários das apresentações da final nacional serão divulgados posteriormente, após o resultado das finais locais.

Será permitido, em caráter opcional, o envio de uma nova versão dos documentos APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA e RTMVP, que devem ser encaminhados até 2 (dois) dias antes da data da final nacional.

A decisão da comissão julgadora na avaliação, julgamento e pontuação na final nacional deve definir, em ordem decrescente de pontuação, a equipe/startup vencedora até aquela que obteve a menor pontuação e, portanto, o último lugar. Tal decisão é única, não cabendo, portanto, qualquer forma de recurso.

2.4 – COMISSÕES JULGADORAS

As comissões julgadoras das finais locais serão compostas por membros indicados pela sede local em acordo com as entidades realizadoras e correalizadoras do Ideas for Milk.

A comissão julgadora da final nacional será composta por membros que serão indicados pelas entidades realizadoras e correalizadoras do Ideas for Milk.

CAPÍTULO III – DOS ASPECTOS E CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO, JULGAMENTO E PONTUAÇÃO

O conjunto dos aspectos estabelecidos para a avaliação das propostas é composto pelo FORMULÁRIO DE DESCRIÇÃO DA PROPOSTA (seção 2.1), pelos documentos APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA e RELATÓRIO TÉCNICO DO MVP (seções 2.2.1, 2.2.2 e 2.2.3) cujo preenchimento e/ou elaboração devem ter elementos suficientes para avaliação dos critérios (1) impacto econômico, (2) visão de futuro, (3) barreiras de entrada(4) desenvolvimento e execução, como descritos:

  1. o impacto econômico, pode ser entendido como o tamanho do problema a ser resolvido, relacionado com o público-alvo e/ou tamanho do mercado. A avaliação irá variar de 0 (zero), quando o problema for irrelevante e/ou raro, a 4 (quatro), quando a solução proposta tratar de um problema frequente e/ou que deve trazer benefício altamente positivo para um grande público;
  2. a visão de futuro é a expectativa de longo prazo para o produto/proposta. Sua avaliação quer perceber a proposta como um produto sendo lançado, melhorado e expandido e deve variar de 0 (zero), quando não há planos para comercialização ou para o estabelecimento da startup, até 4 (quatro), quando são mostrados planos factíveis melhorias e expansão do produto e o estabelecimento ou a existência de uma empresa ou startup com base no projeto;
  3. as barreiras de entrada consistem na dificuldade de implantação e execução da solução proposta. Varia de 0 (zero), quando for muito difícil a criação ou de difícil  replicação; quando necessitar de equipamento raro e/ou específico em área ou situação específica etc;. a 4 (quatro), quando for de fácil replicação como, por exemplo, por meio de aplicativos para dispositivos móveis; quando basear-se em tecnologias e/ou recursos difundidos e de fácil acesso etc.;
  4. desenvolvimento e execução da proposta consiste na percepção de como está o projeto no momento do evento. Varia de 0 (zero), quando foi apresentada somente a ideia e nada foi mostrado em termos de viabilidade ou desenvolvimento de um protótipo, a 4 (quatro), quando foi apresentado um protótipo funcional para experimentação ou uso em campo ou, ainda, um produto além do protótipo.

Todos os critérios variam de 0 (zero) a 4 (quatro), sendo que os integrantes das comissões julgadoras poderão atribuir pontuação apenas com valores inteiro ou inteiro e meio, isto é, somente serão permitidas as pontuações 0 (zero), 0,5 (zero e meio), 1 (um), 1,5 (um e meio), 2 (dois), 2,5 (dois e meio), 3 (três), 3,5 (três e meio) ou 4 (quatro).
O resultado da pontuação obtida pela equipe/startup nas finais locais e nacional será calculado como a média aritmética das médias aritméticas por critério. Isto é:

  1. deve ser calculada a média aritmética de cada um dos quatro critérios, considerando a pontuação determinada pelos integrantes da comissão julgadora;
  2. em seguida, será calculada a média aritmética das quatro médias aritméticas dos critérios.

Caso seja necessário, o procedimento de desempate deve considerar, na ordem apresentada, (i) a maior média aritmética no critério impacto econômico; (ii) a maior média aritmética no critério visão de futuro; (iii) a maior média aritmética no critério desenvolvimento e execução; (iv) a maior média aritmética no critério barreiras de entrada; (v) a menor quantidade de notas iguais a 0 (zero) ponto; (vi) a menor quantidade de notas iguais a 0,5 (meio) ponto; (vii) a menor quantidade de notas iguais a 1 (um) ponto; (viii) a menor quantidade de notas iguais a 1,5 (um e meio) ponto; (ix) a menor quantidade de notas iguais a 2 (dois) pontos; (x) a menor quantidade de notas iguais a 2,5 (dois e meio) pontos; (xi) a menor quantidade de notas iguais a 3 (três) pontos; (xii) a menor quantidade de notas iguais a 3,5 (três e meio) pontos; (xiii) a menor quantidade de notas iguais a 4 (quatro) pontos.

Os aspectos e critérios para a avaliação, o julgamento e a pontuação podem ser alterados, de forma soberana, pelas comissões julgadoras das finais locais e nacional, por representantes da sede local ou das empresas realizadoras. Todavia, qualquer alteração ou modificação, por qualquer motivo, deve ter anuência da comissão julgadora e ser comunicada aos competidores, antes de qualquer apresentação, julgamento ou avaliação e sem que implique em qualquer prejuízo para qualquer um dos participantes.

CAPÍTULO IV – DA PREMIAÇÃO

Para a fase de CLASSIFICAÇÃO

  1. todas as equipes/startups que se inscreverem e enviarem o FORMULÁRIO DE DESCRIÇÃO DA PROPOSTA receberão certificados de participação no Ideas for Milk;
  2. as 5 (cinco) equipes/startups selecionadas para a segunda fase/finais locais receberão certificados registrando o mérito obtido.

Para as finais locais, DESAFIO DAS STARTUPS:

  1. as 3 (três) equipes/startups com maior pontuação em cada uma das finais locais receberão certificados de méritos nesta fase;
  2. os certificados das equipes/startups vencedoras em cada uma das finais locais deve registrar o título de campeã do DESAFIO DAS STARTUPS – FINAL LOCAL e classificação para a final nacional;
  3. 2 (dois) representantes de cada equipe/startup vencedora em cada uma das finais locais devem ter seus custos de viagem com transporte, hospedagem e alimentação cobertos pelo Ideas for Milk para participarem da final nacional.

Para a final nacional, SOLUÇÃO PARA O AGRONEGÓCIO DO LEITE:

  1. as 5 (cinco) equipes/startups com maior pontuação receberão certificados de primeiro a quinto colocado, respectivamente;
  2. as 3 (três) equipes/startups com maior pontuação serão convidadas para uma “mesa de negócios” com representantes de grandes empresas e/ou investidores do setor;
  3. o certificado da equipe/startup de maior pontuação deve registrar a proposta vencedora da SOLUÇÃO PARA O AGRONEGÓCIO DO LEITE e o título de campeã do IDEAS FOR MILK 2016;
  4. a equipe/startup vencedora do IDEAS FOR MILK 2016 poderá ser convidada a visitar as unidades das empresas realizadoras ou parceiras do evento, dentro e fora do Brasil, com oportunidades de parcerias e/ou investimentos;
  5. a equipe/startup vencedora receberá um enxoval da marca da startup ou da proposta/produto, que consiste na criação da logomarca, caso não exista, produção gráfica de papelaria básica (envelope, papel timbrado, pasta e cartão de visita), e produção de brindes, como camiseta. As artes dos materiais serão apresentadas à equipe/startup vencedora para aprovação prévia à produção;

Outras premiações serão oferecidas aos vencedores das finais locais e da final nacional. O conteúdo poderá ser disponibilizado no site www.ideasformilk.com.br a qualquer momento. 

CAPÍTULO V – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Não serão validadas inscrições com dados ou informações incompletas ou, ainda, caso não seja encaminhado o FORMULÁRIO DE DESCRIÇÃO DA PROPOSTA.

Ao longo do evento, serão desclassificadas as equipes/startups que cometerem qualquer uma das infrações a seguir:

  1. não enviarem os documentos APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA e RTMVP dentro do prazo estipulado neste regulamento;
  2. não comparecerem para a apresentação na segunda fase ou não observarem o tempo mínimo de antecedência para a apresentação nas finais locais;
  3. não comparecerem para a apresentação na terceira fase ou não observarem o tempo mínimo de antecedência para a apresentação na final nacional.

Ao realizar a inscrição no Ideas for Milk, a equipe/startup, por meio de seus representantes e/ou integrantes, declara que todos os dados e informações fornecidas ou cedidos, sob qualquer forma, em qualquer momento do evento, são completamente verídicos e de inteira responsabilidade de quem os forneceu ou dos cedentes. Assim, qualquer questionamento de natureza civil ou criminal sobre os mesmos devem recair sobre a equipe/startup, por meio de seus representantes e/ou integrantes, que forneceram ou cederam os dados e informações questionadas; concordância e aceitação de todos os capítulos, artigos, condições, critérios e termos deste regulamento.

Casos e/ou situações não contempladas neste regulamento devem ser encaminhadas à organização do Ideas for Milk, pelo endereço eletrônico de contato informado no site do evento.