MENU
Página Inicial
A Unidade
Infraestrutura
Pesquisa
Informações Técnicas
Programas e Projetos
Laboratórios
Produtos e Serviços
Publicações
Cursos
Mídias Sociais
Multimídia
Seleções e Estágios
Licitações
Área Restrita
Acesse também
Agência de Informação Informações para o negócio agrícola
Download
Guia de Boas Práticas na Pecuária de Leite

PAS Leite
Programa Alimentos Seguros

Contando Ciência na Web
Site infantojuvenil

Mestrado
Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados

iLPF
Banco de dados
Agente Local
Agente Local de Desenvolvimento Comunitário
Serviço
Teste de eficácia do carrapaticida
CILeite
Centro de Inteligência do Leite
Catálogo de produtos e serviços
Ao alcance de todos
Agência de Informação
Informações para o negócio agrícola
500 perguntas e 500 respostas
Informações para o negócio agrícola
Forrageiras
Espécies forrageiras para a Região Sul do Brasil



SAC da Unidade
  Português English Español
Buscar
Justificativa

A Embrapa Gado de Leite completa em 2011, 35 anos de pesquisa e serviços prestados aos brasileiros, e temos a certeza que contribuímos muito para o desenvolvimento do Brasil no que diz respeito à pecuáriade leite. Continuamos a ser o maior produtor de leite da América Latina.

No cenário internacional, o Brasil detém o segundo rebanho leiteiro do mundo e é o sexto maior produtor de leite do mundo, possuindo uma produção crescente por volta de 4% ao ano, taxa superior à de todos os países que ocupam os primeiros lugares no ranking internacional.

O agronegócio do leite é um dos setores que mais gera empregos no Brasil, com mais de quatro milhões de empregos diretos, o que contribui para a fixação do homem no campo, visto que a grande maioria das propriedades leiteiras é de agricultores familiares.

Os números acima mostram a importância do setor para o nosso país, porém, em se tratando de consumo de lácteos, não temos muito que comemorar. A média per capita é de apenas 146,8 Kg/ano, muito longe do recomendado pelo Ministério da Saúde que é de 219 Kg por habitante por ano.

Há muita coisa ainda a se fazer na incansável luta pelo aumento do consumo de leite pela população, especialmente em idade escolar. O leite tem grande importância nutricional para a alimentação humana por ser um alimento completo, que reúne nutrientes essenciais para uma vida saudável. Além disso, o
consumo de leite vem sendo apontado por estudos clínicos como responsável por vários benefícios na prevenção de doenças como osteoporose, hipertensão, obesidade, entre outras.

Nesse contexto, insere-se o programa Embrapa & Escola, cujo objetivo é a educação de crianças e jovens em idade escolar.

Acreditamos que o programa é de grande importância na formação de crianças e adolescentes. Especialmente no caso da Embrapa Gado de Leite, ações institucionais como essa deveriam ser cada vez mais intensas, pois o grande desafio que a cadeia do leite tem pela frente continua sendo o aumento do
consumo per capita, visto que o consumo é pequeno e isso está diretamente ligado a hábitos culturais e educação.

Pesquisas recentes mostram que o consumo de lácteos está diretamente ligado a fatores como o poder aquisitivo, as mudanças de hábitos de alimentação, o aumento da ingestão de refrigerantes, sucos prontos, e os ditos “substitutos” do leite como as bebidas à base de soja, e outros alimentos, como o
brócolis e o espinafre.

Daí a importância de se ter programas educativos como o Embrapa & Escola para a divulgação dessa realidade e de incentivo ao consumo de produtos à base de leite.

 
Voltar
Rodape-icones


Relatório de Atividades 2012

Rede de Pesquisa e Inovação em Leite


Acesso à informação

Cartilha Kit Embrapa

Rodape-icones