Embrapa
Associacao dos Criadores de Bovinos da Raca Holandesa

Avaliação Genética da Raça Holandesa

Sistema de Avaliação Genética da Raça Holandesa



A Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa - ABCBRH e suas filiadas estaduais, por meio de seus Serviços de Controle Leiteiro, de Classificação Linear e Registro Genealógico, registram oficialmente a genealogia, os desempenhos produtivo e reprodutivo e as características de conformação de animais nos rebanhos de seus associados. Estes registros são fundamentais para a promoção da raça Holandesa e essenciais para a orientação aos criadores nas decisões sobre práticas de manejo, alimentação e seleção dos animais, nos rebanhos.

Os registros oriundos dos serviços da ABCBRH são disponibilizados para a Embrapa Gado de Leite realizar as avaliações genéticas oficiais da raça, no Brasil. Os resultados destas avaliações permitem a identificaçao e seleção de animais geneticamente superiores nas condições dos sistemas de produção brasileiros.

Em anos recentes, o avanço do conhecimento do genoma bovino e o desenvolvimento de plataformas comerciais de genotipagem que identificam milhares de SNPs (Single Nucleotide Polymorphisms) promoveram oportunidades para aplicação da seleção genômica na melhoria da eficiência produtiva dos rebanhos leiteiros. Neste contexto, a genotipagem de amostras biológicas (semên) e o compartilhamento com outros países possibilitaram a obtenção de genótipos de touros utilizados em rebanhos da raça Holandesa, nas regiões brasileiras. Obtidos mais de 1000 genótipos, até então, decidiu-se fazer uso da informação de marcadores SNPs, ou seja, realizar a avaliação genômica, e assim integrá-la ao sistema de avaliação genética da raça Holandesa no Brasil.

Seus resultados vão orientar os criadores e produtores de leite na identificação e seleção de animais, principalmente animais jovens, e em particular as fêmeas, novilhas de reposição do rebanho, com muito mais certeza sobre o seu potencial genético, ou seja, a seleção de futuras vacas, de maior produtividade, de maior eficiência de produção.

Nesta oportunidade, apresentamos oficialmente as avaliações genéticas/genômicas para as características de produção - leite, gordura e proteína; de qualidade do leite - porcentagem de gordura, de proteína e a contagem de células somáticas; reprodutivas - idade ao primeiro parto e taxa de gestação de fêmeas e das características de tipo, seções da conformação e as respectivas características que as compõem, além da Pontuação final, para animais de rebanhos da raça Holandesa, supervisionados pela ABCBRH, no Brasil.

Estes resultados, os valores genômicos preditos para touros e vacas (GPTA), para cada característica avaliada, agora apresentados em tabelas e gráficos, serão oportunamente detalhados, com descrição das informações/registros zootécnicos utilizados, e da metodologia e modelagem estatística das análises. Para melhor compreensão destes resultados, também serão apresentados conceitos e definições básicas relacionadas ao tema.


Sistema de Avaliação Genética da Raça Holandesa
Embrapa Gado de Leite
Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa
CNPq - Projeto INCT-CA