É a vitrine das startups. A melhor oportunidade de você mostrar suas soluções para quem toma decisões. Investidores, produtores, mídia especializada e executivos de empresas de todos os elos da cadeia produtiva querem conhecer suas soluções!
Sua startup será conhecida em quatro países de três continentes!A seleção da startup vencedora do será transmitida pela Internet, pelo canal da Embrapa, com 176 mil inscritos no Youtube, além do Facebook e na Repileite.
Agenda: Finalíssima dia 16 de Dezembro de 2020
“Percebemos que talvez ao se aproximar da Embrapa Gado de Leite pudéssemos ter o descobrimento da realidade do agronegócio brasileiro de uma forma simples e efetiva, e foi justamente isso que aconteceu. Por isso, estamos ano após ano participado do Ideas for Milk e cada vez mais aumentando a nossa presença, levando e compartilhando as nossas visões tecnológicas e aprendendo muito como se faz inovação aberta no agronegócio brasileiro”Janilson Bezerra, Diretor de Inovação e Desenvolvimento de Negócios da TIM Brasil.
“O fomento a novas tecnologias nos conscientiza sobre nosso papel no mercado do agronegócio. É nossa função, como consultores de produtores rurais, apresentar e oferecer novas tecnologias que facilitem e otimizem a atividade rural, além de aumentar a lucratividade”.Gabriel Lacava Terra Jr
Consultoria Agropecuária / UFLA, Parceiro 2016
"Em resumo, ter uma ideia é simples. Agora, ter um ideia focada numa solução, elaborá-la e transformá-la em um negócio, exige muito mais do empreendedor. Os critérios do concurso e processo de seleção em si contribuíram para o processo de desenvolvimento e amadurecimento das startups."Mauro Carrusca
Carrusca Consulting, Parceiro.
"Participar do IFM foi uma grande oportunidade que tivemos. Pudemos conhecer e entender um pouco melhor o mercado de AgTech, analisar tendências e verificar alguns modelos de negócio uma vez que estamos mapeando esse mercado para atuações mais específicas. Devido à diversidade das equipes participantes, conseguimos também comparar atividades relacionadas a diversas regiões do país. Os benefícios foram a evolução do know-how, as lições aprendidas e o incrível estabelecimento de uma rede de contatos."Thiago Chati Ferreira
Evangelista Tecnológico do Instituto de Pesquisas Eldorado, Parceiro 2016
"Quando entramos no Ideas for Milk, éramos ótimos profissionais e estudantes, mas com pouca ou nenhuma experiência administrativa. Hoje me considero um empreendedor mais completo, com melhor visão de mercado. Entendemos a necessidade de amadurecer nosso produto antes de colocá-lo no mercado, de modo a ter uma futura empresa competitiva e lucrativa."
“Ao participar de iniciativas como o Ideas for Milk, os alunos puderam desenvolver habilidades empreendedoras, buscando inovação neste domínio. Com isso, adquiriram confiança, motivação e amadurecimento, passando a enxergar um universo mais abrangente para sua atuação profissional, ampliando a sua capacidade de entendimento e de diálogo com agentes de outros domínios do conhecimento e de aplicação.”
"Foi uma experiência muito enriquecedora e os feedbacks das bancas e contatos feitos ajudaram a aperfeiçoar a concepção inicial da solução, tornando-a mais aderente às necessidades dos usuários."
“O fomento a novas tecnologias nos conscientiza sobre nosso papel no mercado do agronegócio. É nossa função, como consultores de produtores rurais, apresentar e oferecer novas tecnologias que facilitem e otimizem a atividade rural, além de aumentar a lucratividade”.
"Depois do Ideas for Milk, houve uma grande evolução no desenvolvimento do produto e também criamos um novo produto para o ramo de pets. Estamos em busca de investimento e focados no depósito da patente."
"Em resumo, ter uma ideia é simples. Agora, ter um ideia focada numa solução, elaborá-la e transformá-la em um negócio, exige muito mais do empreendedor. Os critérios do concurso e processo de seleção em si contribuíram para o processo de desenvolvimento e amadurecimento das startups."
"Participar do Ideas for Milk nos deu uma nova visão do negócio. Além disso, ficamos bastante conhecidos depois do Ideas for Milk, não apenas pelos novos clientes que chegaram, mas também pelos clientes que já tínhamos e que acompanharam a repercussão da nossa participação no Ideas"
"Participar do IFM foi uma grande oportunidade que tivemos. Pudemos conhecer e entender um pouco melhor o mercado de AgTech, analisar tendências e verificar alguns modelos de negócio uma vez que estamos mapeando esse mercado para atuações mais específicas. Devido à diversidade das equipes participantes, conseguimos também comparar atividades relacionadas a diversas regiões do país. Os benefícios foram a evolução do know-how, as lições aprendidas e o incrível estabelecimento de uma rede de contatos."
"Nossa participação no Inovativa Brasil só foi possível graças à participação no Ideas For Milk, sem a qual não teríamos lapidado a proposta inicial e, talvez, nem teríamos tido a ideia de empreender, já que estamos na área acadêmica. O AgTech tem se tornado a "menina dos olhos" dos investidores e isso é fato."
Vale a pena participar!
“Ao participar de iniciativas como o Ideas for Milk, os alunos puderam desenvolver habilidades empreendedoras, buscando inovação neste domínio. Com isso, adquiriram confiança, motivação e amadurecimento, passando a enxergar um universo mais abrangente para sua atuação profissional, ampliando a sua capacidade de entendimento e de diálogo com agentes de outros domínios do conhecimento e de aplicação.”
“O fomento a novas tecnologias nos conscientiza sobre nosso papel no mercado do agronegócio. É nossa função, como consultores de produtores rurais, apresentar e oferecer novas tecnologias que facilitem e otimizem a atividade rural, além de aumentar a lucratividade”.
"Em resumo, ter uma ideia é simples. Agora, ter um ideia focada numa solução, elaborá-la e transformá-la em um negócio, exige muito mais do empreendedor. Os critérios do concurso e processo de seleção em si contribuíram para o processo de desenvolvimento e amadurecimento das startups."
"Participar do IFM foi uma grande oportunidade que tivemos. Pudemos conhecer e entender um pouco melhor o mercado de AgTech, analisar tendências e verificar alguns modelos de negócio uma vez que estamos mapeando esse mercado para atuações mais específicas. Devido à diversidade das equipes participantes, conseguimos também comparar atividades relacionadas a diversas regiões do país. Os benefícios foram a evolução do know-how, as lições aprendidas e o incrível estabelecimento de uma rede de contatos."
Temas
Os projetos devem ter conexão com temas inerentes aos segmentos da cadeia produtiva do leite, na qual as estratégias mercadológicas de um segmento impactam na tomada de decisão dos demais segmentos e todos têm o desafio de buscar eficiência, visando melhoria da qualidade, aumento da produtividade e redução dos custos.
Listamos algumas questões inerentes à cadeia produtiva do leite que podem ser oportunidades para o desenvolvimento de soluções.
Claro, sua solução pode ter a ver com outra questão, ultrapassando as ideias compiladas nesta página.
Quer saber mais? Veja alguns links úteis:
www.embrapa.br | www.cileite.com.br | www.repileite.com.br | www.milkpoint.com.br | www.baldebranco.com.br
Ao compartilhar uma ideia, você pode encontrar pessoas interessadas em fazer parcerias.
- Muitas transações podem ser otimizadas com o compartilhamento de informações entre fornecedores e compradores de insumos.
- A busca crescente por automação dos processos e o surgimento de novas máquinas e equipamentos para produtores de diferentes escalas abre um mercado para aplicativos, softwares e hardwares.
- Os diversos atores e instituições que compõem a cadeia do leite (fornecedores, produtores rurais, assistência técnica, transportadores de leite, laticínios, laboratórios de análise da qualidade do leite, distribuidores, comércio, governo, consumidores, etc) podem se beneficiar de ferramentas de tecnologias da informação e comunicação (TI) para facilitar a comunicação, as relações e as conexões.
- Estudos mostram que há tecnologias para aumentar a produtividade dos animais, da mão de obra e da terra no Brasil.
- Novas formas de comunicação podem contribuir para levar um conjunto de tecnologias e soluções, disponíveis e ainda não adotadas, até os produtores.
- Ações coletivas despontam como forma de reduzir o custo e minimizar o impacto de suas variações.
- O produtor pode minimizar as incertezas da atividade por meio de acompanhamento de informações de mercado, meteorológicas e técnicas.
- Os produtores precisam anotar diariamente informações zootécnicas, econômicas, de qualidade do leite, etc. Otimizar esse processo é uma demanda clara do segmento.
- Muitos produtores ainda buscam a melhor forma de gerar os indicadores a partir dos dados registrados.
- O produtor precisa de instrumentos para melhorar a análise das informações para a tomada de decisão.
- Muitos diagnósticos e recomendações podem ser feitos a distância, por meio de mecanismos simples como uso de fotografias, mapas e árvores de decisão.
- O crescimento das práticas de pecuária de precisão abre um novo cenário para os desenvolvedores de softwares e hardware, pois hoje prevalecem equipamentos importados e pouco integrados entre si.
- Os produtores têm interesse em adotar tecnologias que contribuam para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida.
- A pesquisa pode se beneficiar do levantamento e da organização de dados de campo para promover avanços tecnológicos.
- As mulheres e os filhos têm desempenhado papéis mais importantes na produção, inclusive sob a perspectiva da sucessão familiar. Por outro lado, é sensível a escassez de mão de obra especializada para as atividades no campo.
- A indústria tem interesse em adotar soluções aplicáveis ao processo de combate às fraudes.
- As exigências de saúde animal e qualidade do leite abrem espaço no mercado para testes e monitoramento.
- Os produtos nacionais são capazes de atender toda a demanda do mercado interno. Aos poucos, a indústria laticinista busca aumentar as exportações, o que requer adoção de padrões de qualidade mais rígidos e mais eficiência nos processos.
- Treinamentos em novos temas, que utilizam novas plataformas, passam a ser requeridos diante de um cenário complexo, individualista, de mudanças rápidas. Isto vale para todos os segmentos da cadeia produtiva.
- Novos nichos de mercado, como os de produtos artesanais, funcionais e específicos para dietas com restrições alimentares, afetam os processos produtivos e requerem novas formas de comunicação.
- Cada vez mais, os consumidores exigem mais qualidade e mais informações sobre a origem e o processamento dos produtos.
- Em busca de praticidade, os consumidores têm adotado novas formas de fazer compras.
- Leite e derivados têm destaque nos programas públicos de aquisição de alimentos.
- O leite é a bola da vez nas discussões sobre nutrição e saúde. Isto aumenta o interesse por informações sobre os benefícios de consumir leite e derivados.
- Na captação, produtores rurais e indústria têm necessidade de receber as informações do leite entregue.
- Melhorias na gestão das informações de transporte e logística contribuem para a otimização da coleta e da distribuição de leite e derivados e para a redução de custos com ineficiências, perdas e desperdícios na cadeia.
- É crescente a preocupação com a rastreabilidade dos produtos.