Ideas for Milk 2019

Finalistas do Desafio de Startups Nacional

(Listagem em ordem alfabética)

Startup

Proposta

Descrição

Bionexus

Plataforma de gestão da qualidade do leite

Monitora os indicadores de qualidade da matéria-prima desde a chegada do leite na plataforma da indústria. Acompanha em tempo real o processo de pasteurização visando o aumento do rendimento e a manutenção da qualidade do leite.

CriaTECH Intergado

Plataforma de monitoramento da cria de bezerros

Realiza a pesagem e a medição de altura das bezerras todas as vezes que vão ao bebedouro, de forma eletrônica e voluntária, permitindo comparar os animais com o padrão da raça ou com as metas definidas na propriedade e, assim, detectar precocemente problemas nos processos de criação.

EnergyEasy

Plataforma piezoelétrica para geração de energia elétrica

Plataforma com discos piezolétricos, que têm capacidade de gerar tensão elétrica em resposta à pressão mecânica feita pelo bovino ao andar sobre a plataforma. Esta energia pode ser utilizada na propriedade rural, reduzindo custos de produção.

Milkdata

Equipamento portátil detecção de acidez de leite sem reagentes

Equipamento portátil que mede a acidez do leite cru ainda no tanque de resfriamento na fazenda, com resultado em 20 segundos sem uso de reagentes (tecnologia limpa). O Milkdata está integrado a um app, que monitora os parâmetros do leite ao longo do tempo.

MilkiWiki

Aplicativo que auxilia no cumprimento das INs 76 e 77

Aplicativo que auxilia o produtor a cumprir as exigências das Instruções Normativas da Qualidade do Leite. Oferece funcionalidades relacionadas a controle de qualidade, rastreabilidade no campo, capacitação do produtor e de seus colaboradores, tendo interface com o laticínio.

VoluTech

Medidor IoT de volume, temperatura e nível de tanques de resfriamento

Afere volume e temperatura de tanques de resfriamento de leite. O produtor acessa os dados por um aplicativo e recebe alertas em casos de alterações anormais no volume do leite e quedas de energia, por exemplo. A indústria passa a monitorar a qualidade, garantindo a rastreabilidade do leite.

Zeit

Dispositivo portátil para rastreabilidade da qualidade do leite

Analisa a qualidade do leite cru na fazenda a partir de sua composição química. Os dados são enviados para nuvem (Big Data) e acessados por meio de aplicativo, que permite ao produtor tomar decisões rapidamente. A solução gera informações seguras para rastreabilidade do leite.

Finalistas do Desafio de Startups da Região Nordeste

(Listagem em ordem alfabética)

Startup

Proposta

Descrição

Agrestech

Visual Quality: Manejo do rebanho

Software para identificar e registrar ações do manejo do rebanho. Rastreia focos de contaminação a atividades potencialmente danosas ao processo de produção e à garantia de qualidade do leite.

Agricultar Consultoria

Sistema de Manejo de irrigação

Sensor que automatiza sistemas de irrigação. Melhora a eficiência hídrica, evitando desperdícios, e reduz custos com mão-de-obra, tornando a produção de forragem mais sustentável.

Caminhos do Leite

Sistema Cooperativa virtual

Aplicativo para venda de produtos da cadeia leiteira. Sistema que intermedia a oferta de produtos por parte dos cooperados, facilitando as relações comerciais de compra e venda.

Juá Agrotech

juáRES: Monitoramento Inteligente de rebanhos

Sistema que monitora, de maneira inteligente, o comportamento do rebanho. Auxilia na detecção de cio, trabalho de parto, identificação de doenças, localização e ataque de animais.

Milk Color

Milk Color: Detecção de mastite subclínica

Aplicativo de celular de fácil uso e baixo custo para detecção de mastite subclínica em amostras de leite. Garante rapidez nos resultados, auxiliando no controle de um grande problema do setor.